Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Português Guterres toma posse como próximo secretário-geral da ONU

O ex-primeiro-ministro português António Guterres tomou posse como secretário-geral da Organização das Nações Unidas, nesta segunda-feira, comprometendo-se pessoalmente a ajudar a paz em vários conflitos e a reformar o organismo de 71 anos para se tornar mais eficaz.

Guterres, de 67 anos, vai substituir o sul-coreano Ban Ki-moon, de 72, em 1 de Janeiro. Ban deixa o posto no fim do ano após dois mandatos de cinco anos. Guterres foi primeiro-ministro de Portugal de 1995 a 2002 e alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados de 2005 a 2015.

“Desde as crises agudas na Síria, no Iêmen, no Sudão do Sul e em outros lugares até as longas disputas, incluindo o conflito israelo-palestino, precisamos de mediação, arbitragem e diplomacia criativa”, disse Guterres.

Guterres venceu 12 outros candidatos, sete dos quais eram mulheres, em meio a um movimento para a eleição de uma mulher para o posto. Ele disse na segunda-feira que pretende promover a paridade de género na liderança da ONU durante o seu mandato de cinco anos.

Diplomatas disseram que Guterres deve nomear em breve a ministra do Meio Ambiente da Nigéria, Amina Mohammed, como secretária-geral adjunta.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!