Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Portugal: Passos Coelho vence eleições e anuncia governo PSD/CDS com independentes

Em Portugal: Direita de volta ao poder

O Partido Social Democrata (PSD) venceu as legislativas antecipadas de 5 junho sem maioria absoluta, tendo o seu líder, Pedro Passos Coelho, declarado que “está aberto o caminho para que o PSD e o CDS, com personalidades independentes, venham a constituir o governo de que Portugal precisa”.

Conquistando o maior número de deputados da era pós-Cavaco, numas eleições marcadas pela subida do CDS/PP, o futuro primeiro-ministro iniciou o seu discurso de vitória garantindo aos portugueses “um governo de maioria”. E reiterou a sua indisponibilidade de ‘abrir’ o Governo ao PS, embora se manifeste pronto para dialogar com os socialistas.

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, também manifestou no seu discurso ao país a “disposição do CDS para construir um Governo forte para uma maioria para quatro anos”. E logo se ocupou de lançar pontes para o lado do PS: “Saber dialogar com o novo Partido Socialista vai ser importante”, declarou o líder centrista, nomeadamente “para aprovar uma revisão constitucional pragmática” e “leis reforçadas” que “carecem de dois terços de apoio parlamentar e de um vasto consenso político”.

Antigo PM abandona liderança do Partido Socialista

Entretanto José Sócrates anunciou a sua demissão do cargo de secretário-geral do PS na sequência da derrota eleitoral deste domingo nas eleições legislativas. Num discurso aos militantes, Sócrates começou por saudar o PSD, indicando já ter felicitado o seu líder, Pedro Passos Coelho.

O ex-primeiro-ministro aproveitou para desejar ao presidente do PSD «que tudo lhe corra bem». Apesar de considerar que os resultados «dignificam» o PS, Sócrates anunciou a sua renúncia, afirmando entender ser a altura de «se abrir um novo ciclo político na liderança do Partido Socialista».

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!