Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Porto de Nacala considerado 3.º pior da África Austral

O Porto de Nacala, na província nortenha de Nampula, é tido como o terceiro pior a nível da África Austral em termos de eficiência na transacção de mercadorias.

A demora no desembaraço de mercadorias – 29 dias em média – terá pesado substancialmente para o posicionamento do Porto de Nacala neste ranking. Comparativamente aos portos de Maputo e de Dar -es-Salaam (Tanzânia), por exemplo, o tempo de transacção de mercadorias no Porto de Nacala é 26% e 61% superior, respectivamente, apurou o Correio da manhã de um estudo encomendado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Relativamente ao custo total no processo de exportação de mercadorias via Porto de Nacala, o estudo realça que é cerca de 148,2% superior face ao de Maputo, 118% em relação ao Porto de Dar-es-Salaam e 111% acima da média da região austral de África.

Refira-se que aquele estratégico empreendimento portuário está desde Abril do presente ano de 2014 a beneficiar de obras de modernização das suas infra-estruturas, um projecto avaliado em cerca de USD 300 milhões, cuja conclusão está prevista para 2017.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts