Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Porto de Maputo projecta processar 8.7 milhões de toneladas de carga

O porto de Maputo projecta processar 8.7 milhões de toneladas de carga diversa ao longo deste ano, segundo o director de desenvolvimento, Rui Santana Afonso. Entretanto, este número é muito inferior ao registado em 1971, ano em que o porto processou 17 milhões de toneladas de mercadoria vária.

A longo prazo, os gestores desta infra-estrutura portuária projectam um aumento significativo no incremento de mercadoria. Assim, até 2015, espera-se que a carga processada atinja 26.2 milhões de toneladas, devendo aumentar progressivamente. De acordo com Rui Santana Afonso, que falava em Nelspruit, na África do Sul, a mercadoria processada deverá aumentar para 34.2 milhões de toneladas até 2020 e 48.6 milhões de toneladas ate 2030.

Numa comunicação apresentada num encontro organizado pelo Maputo Corridor Logistics Iniciative (MCLI), em Nelspruit, o director de Desenvolvimento do Porto fez uma actualização do progresso e desenvolvimento planeado para o porto de Maputo. Ele revelou, citado pela Rádio Moçambique (RM), a emissora publica nacional, que nos próximos 20 anos o Porto de Maputo poderá beneficiar de um investimento de 749,1 milhões de dólares para a melhoria de serviços, infraestruturas, equipamento, estradas, vias férreas, cais e drenagem do canal.

A capacidade da carga ferroviária no porto aumentará dos actuais dez comboios por dia para 36 até 2030. A capacidade para processar camiões aumentará significativamente, passando dos 500 por dia para 3.000 no ano 2015, e até 2030 alcançará os 4.800 camiões por dia. Neste momento, o porto processa apenas 320 camiões/dia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts