A Trans African Concessions (TRAC), a concessionaria da auto-estrada Maputo/Witbank, que liga o porto da capital moçambicana a região industrial sul-africana de Witbank, vai abrir, brevemente, mais duas novas pistas de cobrança de taxas na Portagem de Maputo.
A medida, segundo o director do Centro de Manutenção da TRAC, tem em vista o descongestionamento do tráfego naquela Portagem. Mazive revelou que, com a abertura das duas pistas, será possível atender 22 viaturas em simultâneo.
Actualmente decorrem obras de construção dos dois novos corredores, esperando-se que a parte da engenharia civil termine este mês, para depois passarse à fase da instalação dos equipamentos electrónicos de cobrança. Citado pelo jornal “Notícias”, Mazive disse que a previsão é de que as duas novas pistas estejam em funcionamento até finais deste mês.
Normalmente a Portagem de Maputo funciona com 16 pistas fixas, oito em cada sentido, mas existem outras quatro reversíveis que são reguladas consoante a pressão de cada momento.