A popularidade do presidente Barack Obama está abaixo da de seu antecessor, George W. Bush, na mesma época de seu mandato, de acordo com uma pesquisa publicada esta terça-feira pelo jornal USA Today.
Seis meses após a posse de Obama, 55% ainda aprovam sua ação, segundo esta pesquisa do instituto Gallup. Na mesma época de seu mandato, em 2001, Bush reunia 56% de opiniões favoráveis. De acordo com o estudo, os americanos reprovam em primeiro lugar a política econômica conduzida por Obama para combater a crise. A reforma do sistema de saúde desejada pelo presidente também é questionada por 50% dos americanos.
Entretanto, a pesquisa mostra que a personalidade de Obama continua agradando: mais de 65% das pessoas entrevistadas reconhecem suas qualidades de dirigente. Questionado pelo jornal, David Axelrod, o conselheiro especial do presidente, considerou estas “turbulências” previsíveis, e se disse confiante quanto ao apoio duradouro dos americanos a Obama. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de julho com 1.006 adultos, e tem margem de erro de mais ou menos 4%.