Dois cidadãos que desempenhavam as funções de guarda foram confundidos com ladrões e impiedosamente linchados, na noite de segunda-feira (18), no bairro de Matadouro, na cidade da Beira, província de Sofala, onde crimes desta natureza são frequentes; porém, as autoridades não encontram medidas eficazes para contê-los.
O caso em alusão deu-se na unidade “G”, por volta das 22 horas. Ao todo eram três indivíduos que caíram nas mãos de populares que há bastante tempo vivem furiosos, sendo que o terceiro elemento conseguiu escapar com vida e foi alertar os familiares dos seus colegas.
Os moradores do bairro de Matadouro queixam-se de assaltos constantes às suas residências e acusam a Polícia de inoperância, pelo que decidiram ajustar as contas com as vítimas, que segundo os parentes são inocentes.
As estruturas daquela zona confirmam a existência de grupos de assaltantes que cometem desmandos, sobretudo invasão a domicílios durante as noites. Há quem considera que a Lei e Ordem é nula na região e pede mais entrega por parte de quem tem o dever de garantir a segurança e tranquilidade públicas.
Os habitantes de algumas zonas da cidade da Beira têm-se destacado pela negativa ao optarem pela justiça pelas próprias mãos, sempre que se queixam de falta de sossego devido a malfeitores. Nesta urbe, só este ano já totalizam pelo menos 10 pessoas que foram queimadas vivas ao serem confundidos com larápios.