Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Populações edificam unidade sanitária

Uma unidade sanitária do nível primário, construída totalmente mercê da contribuição das populações, incluindo a aquisição de material de cobertura constituído de chapas de zinco, acaba de entrar em funcionamento na localidade de Sanhote, posto administrativo de Itoculo, distrito de Monapo.

O referido posto de saúde está habilitado para assistir partos e garantir a prestação dos primeiros socorros, sobretudo para doenças endémicas nomeadamente malárias e diarreias, que são as mais frequentes naquela região potencialmente produtora de carvão e extracção de madeira para fins comerciais.

O sector da saúde afectou para aquele posto de socorro um técnico básico e uma parteira do nível elementar, que garantem assistência sanitária às populações de Sanhote estimadas em cerca de sete mil habitantes, bem como das regiões circunvizinhas, localizadas no corredor rodoviário de Nacala.

Sanhote localiza-se na zona intermédia entre os municípios da cidade de Nacala-Porto e vila de Monapo, situação que colocava as populações locais num dilema sempre que surgisse uma situação de saúde que exigia assistência sanitária, devido a ausência de uma unidade na região.

Manuel José, líder da Associação Muchangalene, que se dedica à produção de mobiliário diverso e de carvão vegetal, uma tarefa delegada essencialmente aos grupos de mulheres como forma de aumentar o seu poder de aquisição, disse que a decisão de construir a referida unidade sanitária surgiu das comunidades em geral no sentido de apoiar o governo.

As chapas de zinco, que foram adquiridas no mercado formal em Nacala- Porto, resultaram da contribuição de todos os membros da comunidade divididos em agregados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!