Mais de uma centena de famílias residentes na zona do Vieira, no bairro de Natikiri, na cidade de Nampula, consomem água imprópria acarretada numa lagoa, na qual o gado bovino mergulha e bebe durante a pastagem. Tal facto deriva da falta de fontanários.
Segundo a população, trata-se de uma situação que já tem “barbas brancas” e por inúmeras vezes foi reportada mas as autoridades locais ainda não tomaram nenhuma medida com vista a minimizar o sofrimento a que os munícipes estão sujeitos.
Anastácio António, um dos moradores da zona em alusão entrevistado pelo @Verdade, disse que se usa a água daquela lagoa tanto para o consumo como para outras actividades domésticas.
Para contornar a situação, algumas pessoas percorrerem longas distâncias para obter pelo menos 20 litros de água potável.
Faizal Ibraimogy, chefe do gabinete do presidente do Município de Nampula, reconheceu o problema e disse que decorrem estudos para abertura de alguns furos de água. O projecto para o efeito será concretizado ainda este ano.
De acordo com o nosso entrevistado, enquanto isso, a edilidade e algumas instituições públicas e privadas procuram alternativas para atenuar o sofrimento da população, tais como a instalação de taques de água.