Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

População de Sofala poderá enfrentar fome este ano

Boa parte da população residente na Província de Sofala, sobretudo aquelas famílias cuja sobrevivência depende básicamente da produção agrícola, poderá enfrentar fome este ano, na sequência da seca que assola esta região do País desde o último trimestre do ano passado.

O Governo Provincial de Sofala esteve reunido quarta-feira na Cidade da Beira e concluiu que a situação é deveras critica e preocupante. José Ferreira, director provincial da Indústria e Comércio, falou na quarta-feora à comunicação social, na Beira, na qualidade de porta-voz da primeira sessão ordinária do Governo Provincial de Sofala, orientada pelo novo Governador, Maurício Viera, disse que a primeira sementeira se apresenta totalmente perdida em quase todos os distritos de Sofala.

Questionado caso se registe precipitação dentro destes dias não seria possível recuperar a semente lançada, a fonte afirmou peremptoriamente que não. Indicou que o Governo Provincial já está a preparar um plano de contingência face a situação, o que necessariamente implicará a distribuição de nova quantidade de semente diversa para assegurar a segunda época, estimada em cerca de três mil e quinhentas toneladas. O Governador Maurício Viera que é confrontado com essa crítica situação logo a sua chegada a província, deverá iniciar ainda esta manhã contactos com as instituições directamente ligadas a matéria para se inteirar da real situação no terreno.

Primeiramente vai contactar a Direcção Provincial da Agricultura e depois a Delegação Provincial do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), órgãos tutelados pelo Governo. Acredita-se que posteriormente poderá sentar-se com os parceiros de cooperação para se assegurar a disponibilização da quantidade de semente necessária para a segunda época.

Operam na Província de Sofala 128 Organizações não Governamentais e Organizações da Sociedade Civil, quatro Agências de Cooperação Bilateral nomeadamente Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento, Cooperação Italiana, Cooperação Alemã, Portugal e ainda a Cooperaçao Multilateral que integra a União Europeia, USAID, FAO, PNUD, UNICEF, FNUAP e OMS, que asseguram a assistência técnica, assim como para o financiamento e fornecimento de material para as actividades de funcionamento e projectos de investimento.

A Província de Sofala, administrativamente apresenta-se dividida em treze distritos incluindo a Cidade da Beira, possuindo uma população de 1.642.636 de habitantes. Na sua maioria a população de Sofala se dedica a actividade agrícola, sendo o milho, a mapira, arroz, ananás, girassol, algodão, cajú e hortícolas as principais culturas praticadas na província.

Na Campanha Agrícola 2008/09 a produção total foi de 978.294,46 toneladas de produtos diversos, sendo 407.932,6 toneladas de cereais. Da avaliação da Segurança Alimentar na província conclui-se que a necessidade alimentar é de 316.764 toneladas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!