Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

População de Nkobe recebe furo de água potável

A população da localidade de Nkobe, no Posto Administrativo da Machava, no Município da Matola, Sul de Moçambique recebe quarta-feira um furo de captação de água potável oferecido pela empresa Cervejas de Moçambique (CDM).

A oferta da CDM é composta por um reservatório de água, electro-bomba e painel solar, investimento avaliado em 30 mil dólares norte-americanos. Siquela Salvador, chefe do quarteirão 1 de Nkobe, local onde foi aberto o furo, disse, na ocasião, que as mulheres e crianças daquela zona deixarão de percorrer longas distâncias para obter o “precioso líquido”, passando a ter tempo para dedicar-se a outras actividades.

Para garantir a manutenção do furo, foi já constituída uma comissão para gerir o empreendimento, prevendo-se a cobrança de um valor simbólico aos consumidores. “Com este furo, as nossas esposas, irmãs e filhas vão deixar de percorrer longas distâncias à procura de um bidão de água, razão pela qual temos que valorizá-lo, para que dure muito mais tempo.

As nossas irmãs e filhas terão mais tempo para fazer outras coisas como estudar”, referiu Siquela. Por sua vez, o Presidente do Município da Matola, Arão Nhancale, convidado de honra à cerimónia, disse que agora falta colocar energia eléctrica e transportes públicos naquela zona. Nhancale apelou aos beneficiários para protegerem o empreendimento.

“Ter a água potável aqui perto de vocês é um ganho, é uma conquista. Agora vamos também trabalhar para fazer chegar a rede eléctrica e os transportes públicos de passageiros”, disse O furo de captação de água potável oferecido a população de Nkobe enquadrase no âmbito da responsabilidade social da CDM. Este é o quarto furo de captação de água que a CDM entrega às comunidades, depois dos bairros de Magoanine, Albazine e Inhagóia-B, todos nos arredores da cidade de Maputo, capital moçambicana. Por outro lado, a CDM já fez a entrega de 10 fontanários a comunidades da cidade da Beira, capital da província central de Sofala.

A cervejeira nacional tem estado a fornecer água potável às populações através da abertura de furos de captação, assim como apoia os sectores de educação, saúde e desporto, no âmbito da sua responsabilidade social. Anualmente, esta empresa moçambicana investe cerca de 200 mil dólares norte-americanos em acções de responsabilidade social

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!