Arrancou na segunda-feira (11), nos distritos de Moeda, Palma, Nangade, Ancuabe e Chiúre, na província de Cabo Delgado, a campanha de tratamento de 615 mil pessoas que padecem do tracoma, uma doença ocular altamente contagiosa mas negligenciada. Até terça-feira (12), pelo menos cerca de 700 pessoas já tinham sido atendidas em Ancuabe, que satisfaz as autoridades da saúde localmente.
Nito Mutaulima, técnico de medicina preventiva do Posto de Saúde de Ancuabe, disse que a população tem estado a aderir ao tratamento, facto que resulta da sensibilização feita nas vésperas da campanha graças a mensagens difundidas por intermédio das rádios comunitárias e dos líderes dos bairros.
Durante o tratamento, as equipas de saúde tentam incutir nas beneficiários destes serviços a importância de manter hábitos positivos de higiene. “Uma das formas mais simples que contribuem para o combate do tracoma é ser o primeiro a manter sua residência limpa, porque a mosca caseira é um perigo para os olhos”, disse Nito Mutaulima. A campanha em alusão está inserida num projecto de tratamento massivo de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN?s).