O Governo moçambicano, reunido esta terça-feira, na 15ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, aprovou o reajustamento salarial em 8% para os trabalhadores do aparelho do Estado civil, pensionistas, rendistas, agentes da Polícia, e membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
Com este aumento os agentes da Polícia da República de Moçambique que tinham como salário mínimo 2.940,00 Mt tem um aumento de 235,20 Mt passando a auferir 3175,20 Mt.
Os agentes da lei e ordem, que com este salário nem poderão candidatar-se às cestas básicas (pois o governo apenas irá concede-las a trabalhadores que auferem até 2.500Mt), são submetidos a jornadas laborais de 24 horas, seguidas de apenas um dia de descanso, e durante esses longos turnos não recebem qualquer tipo de subsídio para alimentação e nem tem uma messe onde comer.
Referir que em várias pesquisas sobre corrupção em Moçambique tem apontado os agentes da polícias como sendo os funcionários públicos mais corruptos.
O salário mínimo nas FADM era de 1.963,00 Mt com este aumento os soldados passam a ganhar mais 157,04 Mt ficando o salário mínimo dos militares em 2.120,04 Mt.