A Polícia sul-africana apreendeu, quinta-feira, cerca de meia tonelada de cannabis sativa, vulgo soruma, na área de Shemula, norte da província do Kwazulu-Natal que, aparentemente, terá sido introduzida a partir de Moçambique.
A operação também resultou na detenção de dois suspeitos. Segundo o Porta-voz da Polícia sul-africana, o major Thulani Zwane, as autoridades receberam informações dos serviços de inteligência de combate ao crime sobre a presença de um veículo transportando soruma importada de Moçambique.
“A polícia realizou uma operação, tendo detectado uma carrinha de caixa-aberta com um pequeno atrelado. O veículo foi obrigado a parar e depois seguiu-se uma operação de busca. Quarenta e sete sacos de soruma foram encontrados dentro da carrinha e no atrelado.”
Zwane disse que a soruma, cujo valor de mercado está estimado em 500.000 randes, pesava cerca de 427 kg. “A investigação policial revelou que os suspeitos estavam a transportar a droga a partir de Moçambique com destino a Bergville.
Os suspeitos foram detidos e encarcerados na esquadra de Ingwavuma?, disse o porta-voz, para de seguida acrescentar “eles foram acusados de posse de droga e espera-se que venham a comparecer brevemente no Tribunal de Magistrados de Ingwavuma?”.