Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polícia russa prende fãs da banda punk Pussy Riot depois do protesto

A polícia russa prendeu 15 fãs da banda punk de mulheres Pussy Riot, esta Quarta-feira, por protestarem contra a detenção de três das suas integrantes que invadiram uma catedral e cantaram uma canção de protesto contra o presidente Vladimir Putin.

Os 15 homens e mulheres foram presos por violação da ordem pública quando uma multidão de cerca de 300 assobiaram e gritaram “Liberdade” do lado de fora dum tribunal de Moscovo antes duma audiência em que a detenção das integrantes da banda provavelmente seria prorrogada.

“Eles estão a violar os nossos direitos constitucionais”, gritou uma mulher de 40 anos antes de ser arrastada para um carro da polícia.

Não houve conflitos, mas a multidão segurava faixas exigindo a libertação das três mulheres por causa da performance improvisada em vestidos curtos e máscaras coloridas no altar da Catedral Cristo o Salvador, em Moscovo.

A interpretação duma oração punk chamada “Santa Mãe, põe fora Putin!” foi um protesto contra a estreita relação entre Putin e a Igreja Ortodoxa, que apoiou-lhe nas eleições presidenciais que ganhou em Março.

O apoio da Igreja a Putin, cujo regime tem sido descrito pelo chefe da Igreja Ortodoxa Russa como um “milagre de Deus”, provocou a ira de muitos membros do movimento de protesto anti-Putin que surgiu nos últimos sete meses.

Maria Alekhina, Nadezhda Tolokonnikova e Yekaterina Samutsevich podem pegar até sete anos de prisão por vandalismo durante um acto que ofendeu alguns fiéis russos ortodoxos.

Os advogados de defesa das mulheres presas vêem o caso como político e apresentaram um recurso contra sua detenção perante o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, Terça-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!