A Polícia nigeriana salvou três membros do Corpo Nacional dos Voluntários Nigerianos (NYSC) em serviço no Estado de Rivers (sul), rico em petróleo, raptados na semana passada, segundo a imprensa local que cita o comando da Polícia do Estado.
«É verdade que três membros do corpo dos voluntários foram libertos. A operação realizou-se, Sábado, ao meio-dia na localidade de Ogolokom, no Governo local de Abua/Odual”, precisou a porta-voz da Polícia, Angela Agabe.
«Um presumível raptor foi igualmente detido durante a operação. Enquanto os reféns foram entregues aos responsáveis do NYSC, o suspeito foi levado ao comando da Polícia do Estado que luta contra os raptos”, indicou.
Os voluntários, dois homens e uma mulher, foram raptados no liceu de Ogonokom por homens armados que atacaram a sua residência nas primeiras horas de Sábado.
O corpo do NYSC foi criado pelo Governo nigeriano em 1973 e os diplomados das instituições superiores participam neste programa obrigatório de um ano durante o qual eles são desdobrados nos Estados diferentes das suas localidades de origem.
Os raptos contra o pagamento de resgate são frequentes no sul da Nigéria.