Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polícia dispersa manifestantes anti-capitalismo à frente do BCE

A polícia alemã removeu pacificamente manifestantes anti-capitalistas que estavam acampados do lado de fora da sede do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, esta Quarta-feira, no início dum protesto planeado de quatro dias.

A polícia entrou em acção depois de cerca de 200 manifestantes insatisfeitos com as consequências da crise financeira para a população terem desafiado um pedido para abandonar o seu acompanhamento do lado de fora do prédio envidraçado de 36 andares na capital financeira da Alemanha.

O prédio do BCE já foi alvo doutros protestos este ano. O edifício teve janelas quebradas e foi atingido por bombas de tinta durante os protestos violentos no final de Março, que deixaram um policial gravemente ferido.

O banco disse estar preocupado com a segurança dos seus funcionários e a polícia ergueu cercas de segurança ao redor do edifício, que fica no coração do distrito bancário de Frankfurt.

Para escapar do protesto desta Quarta-feira, o grupo de 23 directores do BCE decidiu antecipar a sua reunião de meio do mês, que eles normalmente reservam para questões de políticas não-monetárias, em um dia, para Terça-feira.

A polícia de Frankfurt recebeu reforço doutras regiões da Alemanha para lidar com os manifestantes. Cerca de 5.000 policiais estão de prontidão na cidade.

Houve uma discussão jurídica entre os manifestantes e as autoridades sobre a legalidade do protesto.

Um tribunal autorizou, Segunda-feira, a realização de protestos, Quarta-feira e Sábado, mas apenas essas dias.

O BCE vai realizar um evento de despedida do seu membro José Manuel González-Paramo, com a presença esperada de autoridades de todo o mundo.

A cerimónia seria realizada no hotel mais luxuoso de Frankfurt, ao lado do BCE, mas agora será num lugar afastado do centro da cidade e os convidados só serão informados da localização horas antes do evento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!