Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polícia da República de Moçambique reforça segurança nos bancos

A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Manica, vai reforçar a segurança nos bancos, principalmente no que tem a ver com o transporte de elavadas somas de dinheiro, de qualquer ponto da cidade para as agências bancárias, de forma a evitar que os mesmos sejam assaltados, durante a quadra festiva.

Belmiro Mutadiua, porta-voz do comando provincial da PRM, disse ao “O Planalto” que basta uma solicitação, antes de os cidadãos se colocarem nas vias públicas com grandes quantias, afirmando ser uma medida que tem em vista evitar assaltos, não menos frequentes na referida altura, em que muitos são despojados do seu dinheiro na capital provincial de Manica e não só.

“É para evitar que levantem muito dinheiro e sejam assaltados. Antes de transportar, solicitem a polícia”, apelou Mutadiua, para de seguida afirmar que a tal protecção policial será gratuíta na província de Manica e nas vésperas durante as festividades do natal e da passagem do ano.

Não só nesta província, as autoridades policiais têm sido confrontadas com casos de assaltos, sendo que, não raras vezes, os bandidos até se apoderam de dinheiro destinado ao pagamento de salários dos trabalhadores.

A quadra festiva, particularmente de Dezembro, é a altura em que movimenta-se elevadas somas de dinheiro, porque os trabalhadores pretendem passar festas com desaperto de cinto.

O mesmo vai acontecer na capital do país, onde as autoridades policiais vão reforçar a segurança nos estabelecimentos bancários da cidade, durante a quadra festiva, tal como anunciou, semana passada, em Maputo, o porta-voz do comando da Polícia da cidade, Orlando Mudumane, no decurso do habitual encontro semanal com os órgãos de comunicação social para o balanço da semana anterior em matéria da criminalidade.

De acordo com Mudumane, a Polícia vai colocar, nos referidos estabelecimentos, agentes policiais. Em períodos normais do ano a segurança nos bancos é garantida apenas por seguranças privados. Durante a quadra festiva as agências bancárias terão segurança reforçada.

Orlando Mudumane anunciou, entretanto, que a PRM vai lançar, durante a semana em curso, uma campanha policial visando conter os índices da criminalidade na cidade de Maputo. A referida campanha, segundo o porta-voz do comando policial da cidade de Maputo, consistirá na intensificação das patrulhas policiais nos bairros periféricos da capital do país e nos locais de maior aglomeração populacional como mercados e terminais dos transportes públicos de passageiros.

A campanha, de acordo com Mudumane, consistirá ainda no desmantelamento de quadrilhas de malfeitores, oficinas clandestinas de reparação de viaturas e locais de venda de drogas instalados em diversos bairros suburbanos da capital do país.

A iniciativa, de acordo com a fonte que temos vindo a citar, surge pelo facto de durante os períodos festivos registar-se a elevação de casos criminais.

“Todos os anos é assim”. Durante a semana passada, a Polícia moçambicana deteve 65 indivíduos indiciados da prática de diversos tipos de crime de delito comum, designadamente assaltos a residências e estabelecimentos comerciais com recurso a armas de fogo, homicídios, violação sexual de mulheres e roubo de viaturas.

Para a referida campanha, a PRM diz que vai reforçar-se em termos de efectivos bem como em termos de meios de transporte e de outros equipamentos necessários para uma actuação policial eficiente.

A PRM avisa ainda que não vai tolerar actos que ponham em causa a tranquilidade e ordem públicas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!