O Primeiro-Ministro moçambicano, Aires Ali, reiterou a importância da haver continuidade e celeridade nas várias iniciativas de atracção do investimento para o desenvolvimento de um sector privado forte, dinâmico, competitivo e inovativo.
A robustez do sector privado, segundo Aires Ali, deve ter particular enfoque nos sectores de agricultura, indústria, serviços, recursos minerais, turismo, construção, transportes e comunicações. O governante falava hoje, em Maputo, na cerimónia de tomada de posse do directorgeral e adjunto do Centro de Promoção de Investimentos (CPI), Lourenço Sambo e João Godinho, respectivamente.
“Pretendemos dar continuidade e acelerar as iniciativas de atracção do investimento tendo em vista o desenvolvimento de um sector privado forte, dinâmico, competitivo e inovativo, com particular enfoque para os sectores de agricultura, indústria, serviços, recursos minerais, turismo, construção, transportes e comunicações”, disse Ali.
O Primeiro-Ministro disse, por outro lado, que o Governo tem orientado a sua acção prioritária à implementação de políticas que visam expandir o investimento directo, nacional e estrangeiro, para aumentar a competitividade da economia do país e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Desta feita, segundo Aires Ali, constitui tarefa prioritária do CPI melhorar e ajustar os instrumentos legais, dos procedimentos de identificação; promoção, apreciação e licenciamento das iniciativas de investimento, desenvolvimento de novas frentes de negócios.
Esta melhoria deverá ser feita através da pesquisa económica de novas oportunidades de investimento, estudos de projectos, de entre outros, nas indústrias, bens e serviços para promover uma cadeia de formação de valores, em particular na agricultura, agro-indústria e pesca, sectores menos explorados actualmente. A cerimónia de tomada de posse foi testemunhada por membros do Governo, quadros do Centro de Promoção de Investimentos, entre outras individualidades.