O astro olímpico e paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, acusado de assassinar a namorada, rezou e limpou as lágrimas durante audiência nesta segunda-feira num tribunal que agendou para 3 de março de 2014 a data do início de seu julgamento.
O biamputado Pistorius, de 26 anos e conhecido como “Blade Runner” devido às próteses que usa nas competições, abaixou a cabeça e rezou de mãos dadas com o irmão Carl e a irmã Aimee, antes da breve audiência num tribunal de Pretória.
Foram apresentadas acusações detalhadas descrevendo o indiciamento por assassinato premeditado contra Pistorius, que admitiu ter disparado na modelo Reeva Steenkamp através da porta da casa de banho na sua casa de Pretória no Dia dos Namorados da África do Sul. Pistorius afirma que agiu em legítima defesa, disparando contra o que acreditava ser um invasor.
O caso chocou a África do Sul e ganhou destaque na imprensa no mundo todo. A audiência desta segunda-feira foi realizada no dia em que a vítima, uma modelo e aspirante a estrela de TV, completaria 30 anos.
Pistorius foi um dos atletas mais famosos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012 em Londres, disputando a semifinal olímpica dos 400m contra atletas sem deficiência e conquistando o ouro paralímpico na mesma distância.