O piloto francês da Fórmula 1 Jules Bianchi, que ficou em estado grave depois de um acidente, saiu do coma induzido mas continua inconsciente, disse a sua família em comunicado, esta quarta-feira (19).
Bianchi, que sofreu o acidente mais grave numa corrida de Fórmula 1 desde a morte de Ayrton Senna em 1994 ao bater num trator durante o GP do Japão a 5 de Outubro, foi transferido de Yokkaichi para um hospital em Nice.
“Quase sete semanas depois do acidente de Jules no Circuito de Suzuka, e depois de um período desafiador de tratamento neurológico intensivo, podemos anunciar que Jules deu um passo importante”, disse a família no comunicado.
“Jules não está mais em coma induzido, no qual ele foi colocado pouco depois do acidente, mas ele ainda está inconsciente. Ele está a respirar sem auxílio e os seus sinais vitais estão estáveis, mas o seu estado ainda é classificado como ‘grave'”, acrescentou.
A família disse que a recuperação do piloto entrou numa nova fase voltada para “a melhora da sua função cerebral”, e o seu estado melhorou o suficiente para ser transferido de volta para a França, onde Bianchi chegou nesta quarta-feira.
“Estamos gratos que a próxima fase do tratamento de Jules possa continuar perto de casa, onde ele pode ser cercado e apoiado ela sua família e amigos”, disse a família.
“Não temos nada além de elogios para o tratamento fantástico fornecido pelo Centro Médico Geral de Mie desde o acidente. Temos uma enorme dívida de gratidão com a equipe médica deles por tudo que fizeram por Jules, e também pela nossa família, durante um período de tempo muito difícil para nós.”