Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Petróleo fecha semana em alta, sustentado por otimismo do mercado

Os preços do petróleo atingiram seus níveis mais altos desde outubro esta sexta-feira em Nova York, impulsionados pelo otimismo dos investidores, depois de um novo indicador alentador nos Estados Unidos e fecharam acima dos 74 dólares em Londres.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de referência West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) terminou a 73,89 dólares, em alta de 98 centavos, no primeiro dia de vigência do novo contrato. Durante a sessão, o WTI alcançou 74,72 dólares, seu nível mais alto desde 20 de outubro.

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em outubro ganhou 86 centavos, fechando a 74,19 dólares, depois de chegar a 74,97 dólares em sessão. “Subimos durante a semana depois de boas notícias econômicas na França e na Alemanha, e vimos o aumento da demanda chinesa. Há muito otimismo econômico”, resumiu Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. “Depois (esta sexta-feira), nos Estados Unidos as revendas de imóveos continuaram subindo”, acrescentou o analista.

Os preços do petróleo refletem, assim, o fato dos investidores estarem se concentrando nos sinais positivos da economia. As notícias vindas da zona do euro continuaram motivando. A atividade parou de se contrair em agosto, segundo uma primeira estimativa do índice composto dos diretores de compras (PMI). O índice aumentou 3 pontos em relação a julho, alcançando a barreira simbólica dos 50 pontos, seu nível mais alto em 15 meses.

O aumento dos preços do petróleo foi apoiado também pela desvalorização da moeda americana, com o euro negociado a 1,4330 dólar. O mercado também acompanha a trajetória do furacão Bill, que deve se fortalecer nas próximas 24 horas e pode voltar ao nível 4 (ventos superiores a 210 km/h) nesta sexta-feira, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) americano.

O grupo ExxonMobil ordenou a evacuação de uma plataforma petroleira na costa da província canadense da Nova Scotia, que está no caminho do furacão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!