Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Petróleo fecha em alta em Nova York

Os preços do petróleo voltaram a aumentar na terça-feira em Nova York, com o barril fechando a mais de 78 dólares em meio a tensões internacionais sobre o Irã e a fraqueza do dólar. No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de ‘light sweet’ para entrega em Janeiro ganhou 1,09 dólar em relação ao fecho de ontem, encerrando a 78,37 dólares.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento ganhou 88 centavos, fechando a 79,35 dólares. Assim, o barril ganhou mais de dois dólares em dois dias, compensando as perdas sofridas no fim de semana passado por causa dos temores envolvendo a saúde financeira de Dubai. “O dólar está recuando, e as Bolsas estão subindo de maneira significativa”, comentou o analista independente Ellis Eckland. Já na abertura, o mercado também aproveitou os números sólidos sobre a atividade manufatureira na China.

O Irã é outro factor que contribui para o aumento do bruto. “Qualquer notícia procedente do Irã provoca uma reacção no mercado”, lembrou Eckland. O Irã confirmou na terça-feira a detenção de cinco britânicos que velejavam nas águas do golfo e ameaçou reagir “com firmeza” se a “má intenção” deles for comprovada. Além disso, os dirigentes iranianos ameaçaram limitar a cooperação com a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) e anunciaram recentemente a construção de dez novos centros de enriquecimento de urânio.

O Irã, segundo maior exportador de bruto da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirmou na terça-feira que não espera um aumento da produção do cartel na reunião de 22 de Dezembro. “É provável que a Opep mantenha a produção actual. A oferta é abundante”, explicou Mike Fitzpatrick, da MF Global.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!