Os preços do petróleo voltaram a cair esta terça-feira em Nova York, num mercado que continua preocupado com o enfraquecimento da demanda americana, enquanto o Brent fechou em leve alta em Londres.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em agosto terminou a 59,52 dólares, uma queda de 17 centavos em relação a segunda-feira. Assim como no dia anterior, os preços despencaram depois de terem começado a sessão em alta, encerrando no vermelho.
Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte registrou uma evolução inversa, ganhando 17 centavos, negociado a 60,86 dólares no fechamento. “Foi uma tentativa de recuperação que não prosperou”, estimou Antoine Halff, do Newedge Group. “Trata-se de uma preocupação sobre a economia em geral, principalmente em relação ao emprego”.
Para o analista, o mercado petroleiro também reflete as oscilações da Bolsa de Nova York, considerada um barômetro da opinião dos investidores sobre a evolução da situação econômica e em consequência sobre a futura demanda de cru. No começo da sessão, os preços foram sustentados por uma alta maior que o esperado das vendas varejistas nos Estados Unidos em junho. Mas os indicadores alentadores para a economia neste momento não se traduzem em um aumento da demanda de produtos petroleiros.