Os preços do petróleo encerraram a sexta-feira em baixa, com o barril perdendo 1,15 dólar, depois de quatro pregões seguidos de alta, derrubados pelo aumento das reservas petroleiras nos Estados Unidos. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de cru para entrega em março terminou a 74,13 dólares, uma queda de 1,15 dólar.
“Um fortalecimento do dólar, reservas (de cru) menores, somados a uma tendência atual dos preços para baixo: tudo contribuiu para derrubar os preços”, resumiu Jason Schenker, da Prestige Economics. A moeda americana alcançou nesta sexta-feira seu valor mais alto desde maio de 2009 em relação ao euro, que caiu a 1,3552 dólar.
Já em queda no começo do pregão, os preços consolidaram as perdas depois da publicação das estatísticas semanais do Departamento americano de Energia sobre as reservas de petróleo nos Estados Unidos. “É um relatório (…) que contém surpresas em todos os níveis, todas com tendência à queda”, acrescentou.
As reservas de cru aumentaram pela quarta semana consecutiva, a 2,4 milhões de barris, superando as expectativas dos analistas, que previam uma alta de 1,3 milhão.