Os preços do petróleo subiram para o nível mais alto em um mês nesta sexta-feira em Nova York, impulsionados por indicadores econômicos superiores às expectativas. No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de “light sweet’ para entrega em junho ganhou 2,08 dólares em relação ao pregão de quinta-feira, fechando a 53,20 dólares.
O barril de ouro negro chegou a 53,65 dólares durante a sessão, atingindo seu nível mais alto desde o dia 3 de abril. “Tivemos várias estatísticas nos Estados Unidos que podem ser consideradas positivas”, observou o corretor independente Ellis Eckland. “Alguns operadores apostam na recuperação da produção industrial em todo o mundo e investem nas matérias-primas utilizadas pela indústria”, acrescentou.
O índice de confiança dos consumidores, medido pela Universidade do Michigan, subiu mais do que o esperado em abril, atingindo seu nível mais alto desde setembro de 2008. O índice ISM da atividade industrial nos Estados Unidos também subiu, mas ficou negativo.
Ao contrário, as encomendas industriais voltaram em cair em março. Mas essa queda era prevista pelos economistas.