Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pesquisa do INE diz que índice de emprego reduziu em Outubro

O índice de emprego em Moçambique reduziu em 0,4 por cento em Outubro último, comparativamente ao mês anterior, afirma o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) no seu Índice de Actividades Económicas (IAE) – Outubro 2012, divulgado esta Quinta-feira.

Para o INE, esta redução dos índices de emprego deve-se a estabilidade verificada em quase todos os sectores da economia em Outubro, tendo apenas havido diminuição de 1,7 por cento no sector da indústria e 0,1 por cento nos transportes em relação ao mês anterior.

“Os sectores do turismo e do comércio mantiveram-se estáveis, não registando alguma variação. O sector de outros serviços é o único que registou um aumento, em 0,1 por cento, em relação ao mês anterior”, refere a pesquisa.

Até Outubro do ano passado, a variação dos índices de emprego em Moçambique teve comportamentos negativos nos meses de Janeiro (0,2 por cento), Abril (0,2 por cento), Junho (0,2 por cento), Julho (0,4 por cento) e igual percentagem em Outubro.

Contudo, a pesquisa do INE indica que comparativamente ao mês homólogo de 2011, o índice global de emprego em Outubro último registou um aumento de 0,4 por cento.

Além da questão de emprego, o IAE do INE também analisa as variáveis de volume de negócios e de remunerações. Para estas variáveis, a pesquisa refere ter havido um aumento do nível geral do volume de negócios em 2,7 por cento e das remunerações em 0,1 por cento.

Comparando com o mês de Outubro de 2011, os índices globais de Outubro de 2012 para essas variáveis também registaram um aumento, tendo sido de 14,1 por cento para o volume de negócios e de 10,5 para as remunerações.

O IAE refere que o aumento do índice geral do volume de negócios em Outubro último foi resultado dum grande aumento registado no sector da indústria (em 11,7 por cento) e dos ligeiros aumentos dos sectores da energia (0,6 por cento), do comércio (em 0,2 por cento) e de outros serviços (em 2,0 por cento).

A manutenção do índice do sector do turismo em relação ao mês anterior e a queda verificada no sector dos transportes (em 0,1) não foram suficientes para alterar a tendência crescente do índice geral do volume de negócios.

No que concerne as remunerações, quando comparadas ao mês de Setembro, registaram um aumento de 0,1 por cento em Outubro, aumento resultante dos níveis de variações verificadas em todos os sectores.

“Os índices dos sectores da indústria e do comércio registaram um aumento em 0,2 por cento cada, enquanto os sectores dos transportes e de outros serviços registaram 0,1 por cento. O sector do turismo não registou variação alguma no índice de remunerações de Outubro, comparativamente ao mês de Setembro”, indica o IAE.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!