Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Perto de 30 ex-Madjermanes detidos por consumo e venda de drogas em Maputo

A Polícia da República de Moçambique deteve, na semana finda, pelo menos 34 cidadãos, dos quais 28 antigos trabalhadores da República Democrática da Alemanha (RDA), mais conhecidos por Madjermanes, acusados de venda e consumo de drogas.

Segundo as autoridades da Lei e Ordem, os 28 antigos trabalhadores da RDA, enclausurados na 8ª esquadra na capital moçambicana, consumiam e vendiam soruma. A detenção envolveu alguma pancadaria, supostamente porque os visados ofereceram resistência.

A Polícia disse ter confiscado 2.5 quilogramas de soruma processada e meio quilograma de sementes desta mesma droga. A prisão aconteceu durante uma operação de desactivação de esconderijos e locais de produção de drogas em Maputo.

Alguns elementos do grupo, encontrado no jardim 28 de Maio, também chamado jardim dos Madjermanes, onde realiza as suas reuniões com vista a pressionar o Governo apagá-lo os fundos a que diz ter direito, disseram que foram encontrados a desenvolver pequenos trabalhos remunerados que garantem a sua subsistência.

Refira-se que em todo o país existem cerca de 11 mil ex-regressados da RDA. Deste grupo, que reivindica 60 porcento do salário que descontava para Moçambique, alguns perderam a vida e na luta pela observância dos direitos que reclamam são representados pelos seus parentes.

O fundo diz respeito à segurança social, ao abono de família, à indemnização por rescisão de contrato, aos juros de mora, entre outros direitos.

Ainda na capital do país, outros seis indivíduos encontram-se presos na 10ª esquadra por consumo e venda de cocaína.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!