Um homem pode-se cruzar com uma mulher seropositiva e não contrair o vírus?
Olá caro ou cara. Esta pergunta já apareceu várias vezes na nossa coluna, mas não custa nada voltarmos a responder. Comecemos por falar sobre o que é o VIH. É um vírus de imunodeficiência humano, que quer dizer deficiência do sistema imunológico (nosso organismo/nosso corpo) de lutar contra o vírus, já que este adapta-se no nosso sangue para parecer uma célula normal. Este vírus ainda não tem cura, e quanto mais pudermos evitar, melhor.
A resposta directa à tua pergunta é sim, qualquer pessoa sem o vírus que mantém relações sexuais com outra pessoa que é seropositiva pode contrair o VIH. Todavia, a infecção que uma pessoa causa a outra ocorre principalmente quando a pessoa que é seropositiva está com uma carga de vírus muito alta.
Agora, não é possível saber sobre a carga viral de uma pessoa a não ser que esta pessoa faça o teste e a contagem das células CD4. As células CD4 são as células saudáveis do sangue que, quando se mostram em pouca quantidade, dão a indicação de que o vírus está em massa no nosso organismo. Por isso, o melhor a fazer é: a) usar o preservativo para evitar contrair o vírus e b) fazer o teste do VIH para se manter informado sobre o seu estado de saúde.