Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina se podes fazer filhos com o teu marido seropositivo sendo tu negativa

Pergunta à Tina…tudo sobre saúde sexual e reprodutiva!

Oi Tina. O meu marido é seropositivo e eu sou negativa. Será que ainda podemos ter filhos?

Claro que sim! Em primeiro lugar, congratulo-te pela não descriminação, porque a discriminação separa muitos casais que se amam. O VIH não é uma sentença de morte, é um vírus que não tem cura ainda, mas que, quando feito o tratamento, pode ser controlada a sua propagação no corpo da pessoa infectada.

Em Moçambique pode-se fazer-se o tratamento anti-retroviral , sendo muito importante que não se desista do mesmo. Em relação à vossa vontade de fazer filhos, ambos devem consultar o médico do teu marido para: a) estarem informados sobre a saúde dele e a tua, e como podem manter-se os dois saudáveis; b) pedir aconselhamento sobre a forma mais eficaz de engravidares nas vossas circunstâncias.

Se ele não tiver um médico que faz o acompanhamento do seu tratamento, procurem então um/a médico/a ginecologista que vos possa dar a mesma atenção. Não é tão complicado.

Se conseguires engravidar acredito que te será recomendado que inicies a Prevenção da Transmissão Vertical (PTV), para se fazer com que o bebé nasça livre do VIH. Boa saúde para todos vocês.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!