Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina se é verdade que quando uma mulher faz sexo e o esperma sai é impossível engravidar

Olá Tina. É verdade que quando uma mulher faz sexo e o esperma sai é impossível engravidar?

Hmm… esta tua pergunta é complicada. Não porque não tenha resposta, mas porque estou a tentar imaginar como é que o esperma sai. Ora vejamos. No acto sexual, há homens que ejaculam fora da vagina e a isso chama-se coito interrompido.

Todavia, qualquer relação sexual em que há penetração do pénis na vagina, sem o uso do preservativo e em que a mulher não usa nenhum método contraceptivo como a pílula, ela pode engravidar. Porquê? Porque as secreções do pénis na fase de excitação (aquele líquido esbranquiçado que sai do pénis quando o homem está excitado) podem conter espermatozóides. Então, eu não aconselho a que vocês usem este método como forma de evitarem a gravidez, muito menos as ITSs.

Os métodos mais seguros e certos para se evitar a gravidez disponíveis em Moçambique e aprovados pelo Sistema Nacional de Saúde são: as pílulas contraceptivas, os dispositivos intra-uterinos, os implantes e o preservativo (que tem dupla função, porque previne a gravidez e as ITSs). Se quiseres mais informações, por favor vai a um SAAJ, a uma unidade sanitária mais próxima e conversa com um/a médico/a ginecologista ou enfermeira de Saúde da Mulher.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!