Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina… se é normal que a tua namorada esteja grávida de 47 semanas

Pergunta à Tina…tudo sobre saúde sexual e reprodutiva!

Olá Tina! Sou Isac e tenho uma inquietação. A minha namorada está grávida de 47 semanas. Isto é normal? Inácio

Olá meu querido. Pela minha experiencia e pelo que investiguei uma mulher fica grávida durante três trimestres que contam da seguinte forma: primeiro trimestre (da quarta semana até a décima terceira semana); segundo trimestre (da décima quarta semana até a vigésima sétima semana); e o terceiro trimestre (da vigésima oitava semana até a trigésima nona semana).

Há casos em que as mulheres chegam a quarenta semanas ou acima de quarenta duas semanas e a isso chama- -se gravidez pós-termo. É necessário determinar se a saúde do feto, através de ecografia e contagem de batimentos cardíacos e voltar a determinar a idade certa da gestão, a partir do último ciclo menstrual. Por vezes as mulheres não sabem exactamente quando foi o dia da última menstruação e dão uma data errada na primeira consulta pré-natal.

Esta confusão de datas é comum, principalmente quando as mulheres não fazem planos para engravidar, ou vêm sinais de sangue nos primeiros meses de gravidez e por isso não acreditam que estejam grávidas.

Por isso, não se pode perder tempo, é urgente que procurem um/a médico/a ginecologista para se determinar se foi um erro de cálculo ou se é uma gestação patologicamente prolongada (que seja anormal). Boa saúde.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!