Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina… porque é que dão prescrição para tratamento de sífilis mesmo com resultado negativo

Pergunte a Tina... sobre as vantagens e desvantagens da gravidez fora do útero

Bom dia Tina: Espero que estejas de bem saúde. Chamo-me João, e gostaria de obter um esclarecimento acerca da sífilis. A minha namorada tem uma inflamação na vulva há quase uma semana. Ontem ela foi ao SAAJ, fez o teste de VIH, e Sífilis e o resulatdo foi negativo! Mas já que são uns dos “sinais” de sífilis prescreveram-lhe três doses de penicilina benzatine, uma injecção por semana, durante três semanas. Obviamente que também estou sujeito a fazer esse tratamento. A minha pergunta é a seguinte: essa prescrição está correcta? Porque, se no teste o resultado foi negativo, porque deveríamos ter uma prescrição para tratamento de sífilis terciária? Obrigado.

Meu caro leitor, a tua dúvida é valida. Realmente, não é acon- selhável fazer-se um tratamento quando um exame simples- mente dá negativo. Pelo que investiguei, a norma do Serviço Nacional de Saúde para o tratamento da sífilis não é essa e seria importante consultares, com a tua namorada, para terem a certeza do vosso diagnóstico.

Será mesmo uma sífilis? E se for terciária, pode significar que ela tem. Por outro lado, se dizes que ela tem uma inflamação, pretendes dizer que ela tem uma borbulha, um inchaço ou uma ferida?

É que uma inflamação pode ser um problema que esteja relacionado com outros motivos, como, por exemplo, o encravamento de pêlos quando as mulheres tiram os pêlos na zona púbica e na entrada do ânos.

Isto pode causar um inchaço, que causa muita dor e desenvolve-se num abcesso que deve ser tratado numa unidade sanitária. O que digo não é um diagnóstico, mas sim uma possibilidade para investigarem.

Portanto, eu sugiro que vocês voltem ao SAAJ dessa unidade sanitária ou de outra unidade e procurem conversar directamente com um médico, juntos. Contem o que sabem da possível origem da inflamação e do tratamento que vos foi recomendado, e peçam uma segunda opinião. Enquanto isso, eu sugiro que continuem a usar o preservativo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!