Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina… o que fazer se teu namorado é seropositivo e tu não és

Olá Tina. Tudo bem? Tenho um problema e quero a tua ajuda. Descobri que o meu namorado é seropositivo. Tenho uma criança com ele, mas eu não sou, e sempre usamos o preservativo.

Olá. Bom, estou a assumir que a tua dúvida ou apelo está relacionada com a intenção de entender as implicações de ele ser seropositivo e tu não. Em primeiro lugar vou dizer-te que o vírus do VIH é transmissível e o único tratamento que existe em Moçambique são os anti-retrovirais, que ajudam o corpo a reduzir a reprodução deste mesmo vírus.

A infecção pelo VIH não é uma sentença de morte, pois as pessoas podem, se assim desejarem, viver o número de anos que quiserem, aderindo correctamente ao tratamento TARV.

Tendo dito isto, é importante que saibas que existem casais como vocês, em que um é seropositivo e o outro não, e chamam-se casais discordantes. Estes casos existem em todo o mundo, embora sejam ainda raros. Isto não significa que não te irás infectar, pode apenas significar que por enquanto o vírus não está a eliminar a tuas células protectoras.

Não sabendo até quando vocês se vão manter discordantes, é importante que continuem a prevenir-se usando o preservativo. Se quiserem ter mais filhos, também não será difícil, pois também já temos em Moçambique, há muitos anos, a Prevenção da Transmissão Vertical, que é um tratamento gratuito para mulheres grávidas seropositivas.

Eu sugiro que converses abertamente com o teu parceiro, façam o teste mais uma vez juntos, e falem sobre o futuro da vossa relação (como vão evitar a transmissão do vírus para ti, como se vão manter saudáveis e, principalmente, como garantir a fidelidade entre vocês).

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *