Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina… o que fazer se tens corrimento parecido com água de arroz

Olá. Tenho problemas de corrimento, como se fosse água de arroz. Já fui ao hospital, deram-me injecções e comprimidos, mas não passa. Já tenho esse problema há três anos. Peço ajuda. Lita do Albazine

Olá querida. Imagino a tua frustração. Quando eu era mais nova não sabia muito sobre o funcionamento do meu sistema reprodutor e também entrava em pânico e frustração com o corrimento. Ora, deves saber que há vários “líquidos”, vamos assim chamar, que saem espontaneamente através do nosso canal vaginal, para além da menstruação.

Vou dar-te alguns exemplos: durante a excitação sexual, produzimos um líquido viscoso, fino e transparente que ajuda a lubrificar o canal para o acto sexual; quando atingimos o orgasmo ou ejaculamos apenas, sai um líquido menos viscoso, que se parece com urina branca; durante o período fértil, mesmo perto da ovulação, produzimos e libertamos uma espécie de líquido pastoso branco e sem cheiro, que pode parecer água de arroz ou queijo branco, que é até um sinal de que estamos fertilíssimas para engravidar.

Muitas vezes confundimos tudo isto com o corrimento. O corrimento é um fluxo ou descarga vaginal, que sai com um volume aumentado, e que muitas vezes é acompanhado de mau cheiro, comichão, irritação e ardência na área genital. Tu sentes isso também?

Ele está geralmente associado ao desenvolvimento de fungos (ou bactérias) na flora vaginal, ou a alguma ITS. O corrimento associado a uma ITS requer um tratamento com antibióticos, de forma consistente, para evitar a resistência da infecção. Assim, eu sugeria que fizesses o seguinte: acompanha o teu ciclo menstrual, e anota nos próximos meses quando exactamente aparece esta “água de arroz”.

Depois disso, por favor, vai a uma unidade sanitária consultar um/a ginecologista, para fazer os exames necessários que possam diagnosticar o problema e recomendar o tratamento adequado. Se fores sexualmente activa, usa o preservativo nas tuas relações sexuais para evitares as ITS.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!