Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina… o que fazer se tens corrimento parecido com água de arroz

Olá. Tenho problemas de corrimento, como se fosse água de arroz. Já fui ao hospital, deram-me injecções e comprimidos, mas não passa. Já tenho esse problema há três anos. Peço ajuda. Lita do Albazine

Olá querida. Imagino a tua frustração. Quando eu era mais nova não sabia muito sobre o funcionamento do meu sistema reprodutor e também entrava em pânico e frustração com o corrimento. Ora, deves saber que há vários “líquidos”, vamos assim chamar, que saem espontaneamente através do nosso canal vaginal, para além da menstruação.

Vou dar-te alguns exemplos: durante a excitação sexual, produzimos um líquido viscoso, fino e transparente que ajuda a lubrificar o canal para o acto sexual; quando atingimos o orgasmo ou ejaculamos apenas, sai um líquido menos viscoso, que se parece com urina branca; durante o período fértil, mesmo perto da ovulação, produzimos e libertamos uma espécie de líquido pastoso branco e sem cheiro, que pode parecer água de arroz ou queijo branco, que é até um sinal de que estamos fertilíssimas para engravidar.

Muitas vezes confundimos tudo isto com o corrimento. O corrimento é um fluxo ou descarga vaginal, que sai com um volume aumentado, e que muitas vezes é acompanhado de mau cheiro, comichão, irritação e ardência na área genital. Tu sentes isso também?

Ele está geralmente associado ao desenvolvimento de fungos (ou bactérias) na flora vaginal, ou a alguma ITS. O corrimento associado a uma ITS requer um tratamento com antibióticos, de forma consistente, para evitar a resistência da infecção. Assim, eu sugeria que fizesses o seguinte: acompanha o teu ciclo menstrual, e anota nos próximos meses quando exactamente aparece esta “água de arroz”.

Depois disso, por favor, vai a uma unidade sanitária consultar um/a ginecologista, para fazer os exames necessários que possam diagnosticar o problema e recomendar o tratamento adequado. Se fores sexualmente activa, usa o preservativo nas tuas relações sexuais para evitares as ITS.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *