Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina o que fazer para ter filhos com uma mulher seropositiva

Olá Tina. Sou Justino e tenho 39 anos. A minha mulher é seropositiva e eu não. Desde Novembro que ela está no TARV, mas queremos ter filhos. Como fazer? E porque há diferença do resultado, já que há muito tempo a gente não usava camisinha até quando soubemos do nosso estado. Ajude-nos.

Olá meu querido. Gostei da tua pergunta porque traz dois assuntos muito importantes. O primeiro assunto está relacionado com a Prevenção da Transmissão do HIV de mãe para filho e o segundo está relacionado com os casais com resultados diferentes. Na linguagem técnica, ao primeiro assunto chama-se Prevenção da Transmissão Vertical, que é possível ser feita e o vosso filho nascer completamente saudável.

O que é importante, é vocês consultarem o médico que está a fazer o acompanhamento do tratamento anti-retroviral (TARV) da tua mulher para saber se ela está em boas condições de saúde actualmente para engravidar. Pode ser que tenham que esperar mais um pouco e engravidar mais tarde. Quanto ao resultado diferente, chama-se ao vosso caso “casais discordantes”.

O vosso caso é raro mais não fora do comum. Há muitas pessoas que estão na vossa situação. O que acontece é que a infecção de uma pessoa para outra ocorre principalmente quando a pessoa que é seropositiva está com uma carga de vírus muito alta (não é possível saber sem fazer o teste e a contagem das células vivas – CD4, atenção). Outros factores também influenciam, como, por exemplo, se tu fizeste a circuncisão. A circuncisão reduz o risco de infecção pelo HIV. São algumas possibilidades.

O mais certo mesmo é vocês consultarem o médico que está a acompanhar a tua mulher, e fazerem todas estas perguntas. Ele poderá, melhor que eu, explicar-vos porque vocês são discordantes. É importante, mesmo assim, que vocês continuem a praticar sexo seguro até estarem melhor informados. Parabéns pela tua coragem e não discriminação.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!