Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina como fazer filhos se tua mulher é seropositiva e tu não és

Olá Tina. Chamo-me Jorge e tenho 39 anos. A minha mulher é seropositiva e eu não. Desde Novembro ela está no TARV, mas queremos ter filhos. Como fazer? Qual é a razão da diferença do resultado, já que há muito tempo a gente não usava a camisinha até quando soubemos do nosso estado? Ajude-nos.

Olá Jorge. Eu reparei que enviaste a tua pergunta duas vezes, de forma diferente, mas com a mesma inquisição. Percebo a urgência da tua parte. Esta pergunta já foi respondida várias vezes na nossa coluna, mas podemos voltar a repetir. Mas ao mesmo tempo, tenho bastante orgulho de casais que procuram formas de manter as suas relações e famílias intactas mesmo depois de saberem do resultado do seu teste de VIH.

A casais como vocês, em que um é seropositivo e o outro não, chamam-se casais discordantes. Estes casos existem em todo o mundo, embora sejam ainda raros. Acontece que no teu corpo, o vírus por enquanto o vírus não está a eliminar a tuas células protectoras. Não sabendo até quando vocês se vão manter discordantes, é importante que continuem a prevenir-se da transmissão do vírus. Mas isso não significa que vocês não podem ter filhos.

Pelo contrário, vocês podem ter filhos saudáveis através da Prevenção da Transmissão Vertical que é um tratamento gratuito para mulheres grávidas seropositivas. Para que vocês saibam como fazer isso, é necessário que consultem o médico que faz o acompanhamento do tratamento TARV da tua mulher, e é fundamental que tu participes nessa consulta no hospital ou outra unidade sanitária.

O/a médico/a vai poder aconselhar e dizer se ela está em boas condições de saúde actualmente para engravidar ou se devem esperar; vai também aconselhar sobre as melhores formas de engravidar, se pode ser da forma natural ou terá de ser através de outras vias. Todas estas perguntas têm respostas. Boa saúde. Espero que sejam abençoados e tenham muitos filhos saudáveis.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!