Olá meus queridos leitores. O que vocês acham que são os direitos humanos das mulheres? O último fim de semana tive um debate aceso com alguns amigos sobre isso, e a pergunta era a volta do titulo da coluna desta semana: será que as mulheres tem direito total e absoluto de decidir sobre o que elas querem que seja feito com o seu corpo? Deixo esta para reflexão.
Sou Vanda, de 15 anos e estou grávida, e o meu namorado não quer. O que faço?
Ola Vandinha querida. Eish, teria desejado responder-te no mesmo dia que enviaste esta pergunta. Imagino a agonia que deves estar a passar, não é nada fácil, eu imagino. Descobrir que estamos grávidas durante a adolescência e saber que não podemos contar com o apoio da pessoa que contribui para essa gravidez.
Vamos directamente ao assunto: primeiro, sobre a tua situação é importante e urgente que tu fales com uma pessoa mais velha com quem tens alguma confiança, uma irmã, uma prima ou uma tia, porque é frequente que no meio do nosso desespero, façamos coisas que nos podem custar a saúde e a vida, percebes? Segundo, ao título da tua mensagem era: aborto é crime? A resposta que te dou é que bem…não existe uma lei que protege a interrupção da gravidez em Moçambique! Mas também não se diz que é uma CRIME necessariamente.
Entretanto, para poder realiza-lo, é necessário que a pessoa siga alguns procedimentos administrativos, que incluem submeter um requerimento a Unidade Sanitária competente para realizar esse tipo de operação. No caso de uma pessoa menor de idade, é necessária que ela seja autorizada e acompanhada dos teus encarregados de educação. Entretanto todas as duvidas que possas ter com relação a tua condição, podem ser melhor clarificadas se fores ao um Serviço Amigo do Adolescente e Jovem (SAAJ).
Espero que consigas chegar a decisão que seja melhor para ti. Más não deixo de dizer, no futuro, usa sempre o preservativo sim Vanda? Não só te protegerá de gravidezes indesejadas como também de ITS como o HIV. Boa sorte amiguinha!