Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina…Interrompi a gravidez e agora sai uma secreção amarelada. Porquê?

Pergunta à Tina…tudo sobre saúde sexual e reprodutiva!

Olá Tina. Tenho 22 anos. Engravidei há dois meses e, por motivos de força maior, tivemos de interromper a gravidez! Optámos por fazer a aspiração com anestesia geral. Ninguém assistiu ao processo todo, nem o meu namorado. Nenhum de nós dois sabe o que foi introduzido. Passadas duas semanas, comecei a tirar uma secreção, umas coisas amarelas secas, do tipo corrimento, mas seco. Neste momento, encontro-me fora da cidade de Nampula. Por favor, pode dizer-me mais ou menos o que pode estar a acontecer comigo? Obrigada.

Minha querida, espero que estejas bem. A realização da interrupção da gravidez ou aborto é um acto que, quando realizado por profissionais de Saúde num hospital, sob condições adequadas e higiénicos, corre bem e não deixa quase nenhuma lacuna no teu útero. Por isso, é possível que sejam apenas resíduos da aspiração uterina que ocorreu. Pode ser também algum tipo de corrimento resultante de alguma infecção. Mas também como qualquer cirurgia, ou qualquer tratamento, nunca há 100 de certeza de que não existe algum risco ou efeito colateral. Por essa razão, a única coisa que te posso aconselhar é que procures uma unidade sanitária na zona onde tu estás, e peças o aconselhamento de um/a médico/a (se houver) ou enfermeiro/a. É possível, numa unidade sanitária com maternidade ou serviços de saúde da mulher, fazeres um exame físico para saberes o que se está a passar. Assim que estiveres perto de uma unidade sanitária maior, como um centro de saúde ou um hospital, é possível seguires melhor o caso, procurando um/a médico/a ginecologista. Enquanto isso, usa o preservativo como forma de evitares a gravidez e as ITS. Boa saúde.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!