Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina se se uma mulher no TARV concebe continua a tomar os medicamentos

Olá Tina. Tudo bem? Gostaria de saber se uma mulher no TARV concebe, ela continua a tomar os medicamentos ou não?

Olá minha querida. Gostei muito da tua pergunta e tenho a certeza de que muitas pessoas têm a mesma duvida que tu. Investiguei e foi isto que descobri. Primeiro, começo por dizer que o TARV significa Tratamento Anti-Retroviral.

O que isto implica? Implica que a pes- soa está a fazer uma terapia, através de medicamentos, para reduzir a proliferação do vírus, aumentando as defesas do corpo da pessoa infectada. Então, a resposta é não, ela não pára de fazer o tratamento.

É necessário e urgente que ela vá a uma Unidade Sanitária, de preferência um Centro de Saúde ou Hospital, e faça a consulta pré-natal.

As consultas pré-natais vêm acompanhadas de aconselhamento e testagem do HIV, e os profissionais de saúde ajudam a paciente a tomar decisões mais seguras para reduzir a probabilidade de infecção de mãe para filho durante a gravidez.

Isto pode implicar, dependendo do seu organismo, do seu estado actual de saúde, uma mudança do TIPO (sublinho, Tipo) de TARV que ela está a fazer. Como disse na coluna de Dezembro, com paciência e cuidados, é possível ter um bebé livre do HIV. Boa saúde!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!