Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina: quando tenho relações com o meu namorado tenho notado um líquido meio esverdeado na calcinha

Pergunta a Tina: sexo oral prejudica a saúde ou não?

Olá, mana Tina, nunca lhe escrevi um e-mail antes, mas hoje vi o seu e-mail no jornal a Verdade, quando procurava informações sobre um suposto corrimento que tenho. Algumas vezes, quando tenho relações com o meu namorado, quando chego a casa, tenho notado um líquido meio esverdeado na calcinha e quando passo o papel higiénico para limpar-me, fico sem saber se por acaso o preservativo pode ter furado durante a relação, ou se realmente é um corrimento, pode ajudar-me? Maria

Olá, mana Maria, que bom que nos encontramos aqui. És muito bem-vinda! E parabéns pela tua coragem em revelar questões tão íntimas. Estou contigo! Realmente, o que descreves é um corrimento. A origem deste corrimento deve ser uma Infecção de Transmissão Sexual (ITS).

Felizmente que existem hoje muitos medicamentos que são altamente eficazes na eliminação da maioria das ITSs. Significa isto que podes livrar-te rapidamente desse problema, se fores a uma consulta, e cumprires o tratamento correctamente, assim como as respectivas recomendações.

O teu namorado deve fazer também o mesmo tratamento, mesmo se não tiver sintomas. Se não fizerem isto, a infeção não vai passar, pois poderás ser re-infectada. Entretanto, até terminar o tratamento, não devem ter relações sexuais, ou fazê-lo apenas com camisinha. E, se os sintomas continuarem sete dias depois de iniciado o tratamento, é preciso voltar à unidade sanitária, para re-ajustar o tratamento.

É possível que, como dizes, o preservativo pode ter furado durante a relação. Mas, como tu, também eu fico com dúvidas. Os preservativos disponíveis no mercado são quase todos muito resistentes. Não é fácil furar um preservativo, a fazer sexo.

Por outro lado, pode ter acontecido que a infecção (ITS) já antes estivesse a desenvolver-se, em resultado de um contacto sexual prévio, mas sem apresentar sintomas, o que acontece com muitas ITSs, principalmente em mulheres. Pode ter acontecido que só agora a ITS começou a apresentar sintomas.

De qualquer dos modos, já é muito bom que tenhas usado a camisinha. O melhor que tens a fazer, é continuar a usá-la sempre, e correctamente, depois do tratamento. Ajuda o teu namorado a conhecer melhor as instruções sobre o uso do preservativo. Se vocês chegarem a um consenso de que usar o preservativo será melhor para todo o mundo, então verás que isso pode tornar-se uma rotina fácil, quiçá fantasiada, da vossa sexualidade. E sem furo no preservativo! Quando usado correcta e consistentemente, o preservativo é garantia 100% de que não vais mais manchar a calcinha…

Um alerta importante: uma ITS apanha-se por via sexual, e o VIH também. Por isso, é recomendável que faças um teste, juntamente com o teu namorado.

Finalmente,o mais importante: no meio disto tudo, é essencial que cries uma boa comunicação com o teu namorado. Sem isso, vai ser uma confusão. Ambos têm que ser compreensivos, tolerantes, francos e abertos, se realmente querem estar bem e felizes. Boa sorte. Tudo de bom para ti, querida Maria!

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!