Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina… estou preocupada com o sangramento; estou doida, dolorida e desesperada com a situação

Olá Tina. Sou Marina, de 19 anos. Comecei a ter relações sexuais há pouco (5 a 6 vezes) e das poucas vezes que eu e meu namorado transamos sem camisinha sangro; e com a camisinha tudo vai bem. Decidimos de agora em diante nunca…sem o preservativo. Mas estou preocupada com o sangramento; estou doida, dolorida e desesperada com a situação.

Olá minha querida Marina. Hmm…imagino a tua frustração. Perder a virgindade quando estamos pouco informados tem os seus riscos. Por essa razão, eu aconselho a que os adolescentes procurem informação sobre o sexo antes mesmo de iniciar a vida sexual. Mas como já iniciaste, estás certa em continuar a informar-te. Em relação ao sangramento, o que sei e o que diz a literatura é que pode ter várias causas. Pode ser que o sangramento derive do rompimento da entrada da vagina, que chamamos hímen. Mas também, noutros casos, pode ser derivado de uma infecção no aparelho genital. Eu acho muito bom que vocês tenham tomado a decisão de usar SEMPRE o preservativo porque a troca de sangue e de sémen entre duas pessoas, principalmente quando não sabem sobre o seu estado de saúde, pode colocá-las em risco de contraírem infecções, especialmente Infecções de Transmissão Sexual (ITSs). O meu conselho é que vocês façam duas coisas urgentes: a primeira é consultarem um/a médico/a ginecologista para que possam receber um diagnostico mais correcto sobre a origem do sangramento; a segunda, igualmente urgente, é procurarem uma unidade de Aconselhamento e Testagem de Saúde (ATS) para fazerem o teste de HIV e outras possíveis infecções. Com base nisto, vocês poderão tomar decisões mais informadas e saudáveis.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *