Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina: É possível que meu ciclo menstrual esteja apenas desregulado e esses sintomas sejam da pílula?

Pergunta a Tina: no caso de fazeres o planeamento sem que saibas que estas grávida e fazes aborto

Olá Tina. Então, nesse mês de Outubro eu tive relações duas vezes (dia 2 e dia 15), mas todas elas com camisinha e a ejaculação ocorreu apenas no ânus. E nessas duas vezes eu tomei a pílula do dia seguinte, mesmo assim. Sendo que, no mês de Setembro, a minha menstruação veio duas vezes devido ao uso da pílula. A última veio dia 19 de Setembro e hoje, dia 23 de Outubro, ela ainda não veio. Tenho percebido uns sintomas como cansaço, vontade de urinar, barriga um pouco inchada, agora tenho tido vontade de defecar toda a hora também… É possível que meu ciclo menstrual esteja apenas desregulado e esses sintomas sejam da pílula? Laura

Olá querida Laura, primeiro que tudo, os meus parabéns por te protegeres tão bem. Por outro lado, o meu alerta em relação à pílula do dia seguinte: esta pílula não é para tomar com frequência porque se assim acontecer, pode ter efeitos secundários inconvenientes. Certamente que os sintomas que referes, e em especial a irregularidade menstrual, são consequência dessa medicação exagerada.

O uso abusivo da pílula do dia seguinte diminui a sua eficácia, havendo o perigo de a mulher engravidar porque o medicamento não actuou. É mesmo prudente evitar o seu uso frequente. Mas, se não melhorares das tuas queixas, é conveniente ir a uma clínica ou ao centro de saúde, pois poderá ser alguma coisa mais. Tudo de bom, querida!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!