Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina: DTS prolongada passados alguns anos volta?

Pergunta a Tina: sexo oral prejudica a saúde ou não?

Boa tarde Tina, pretendo saber se depois de ter tido uma DTS prolongada passados alguns anos volta sozinha? Nito

Caro Nito, as DTS (Doenças de Transmissão Sexual) actualmente chamadas por ITS (Infecções Transmissíveis Sexualmente), como o nome já diz, são infecções que uma pessoa transmite para a outra através da relação sexual. Se alguém tiver uma infecção desse género por mais ou menos 3 anos pode ser o caso de ela ter-se tornado crónica (sinais e sintomas instalados, geralmente de difícil recuperação). Se, se der o caso de cura total e a pessoa manter relações sexuais sem se proteger é claro que pode vir a ser contaminado novamente.

Existem várias ITS e cada uma delas apresenta sintomas diferentes, umas são curáveis e outras não ex: Herpes e VIH. As pessoas que tem as ITS que não são curáveis, quando o seu organismo não apresenta sinais e sintomas da infecção, pensam que já estão curados e deixam de se proteger, podendo assim, transmitir ou ate adquirir outros tipos de ITS. É importante que logo na fase inicial dos sintomas é preciso avisar o parceiro, deixar de ter relações sexuais e ir logo ao médico.

Quando as ITS não são detectadas e tratadas podem ter consequências graves: lesões no fígado, esterilidade e ainda algumas formas de cancro. Limitar o número de parceiros e usar o preservativo sempre, em todas as relações sexuais são as formas mais eficazes para que te previnas de contrair uma ITS. Dirigi-te a unidade sanitária mais próxima, para que possas tirar todas as dúvidas em relação as ITS e muito mais temas interessastes relacionados a saúde sexual e reprodutiva.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!