Um terremoto de magnitude 6.3 atingiu o sudoeste da China neste domingo, matando pelo menos 367 pessoas e deixando 1.881 feridos em uma região remota da província de Yunnan, e levando ao colapso milhares de edifícios, incluindo uma escola.
O Serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos disse que o tremor foi registrado em profundidade rasa de menos de uma milha (1,6 km). A imprensa estatal chinesa disse que ele foi sentido mais fortemente em Yunnan, mas também nas províncias vizinhas de Guizhou e Sichuan.
A agência de notícias oficial Xinhua disse que o epicentro foi na cidade de Longtoushan, na região montanhosa de Yunnan, condado de Ludian. Muitas pessoas deixaram rapidamente seus prédios e foram para as ruas quando o tremor começou, o fornecimento de energia foi cortado e pelo menos uma escola foi destruída, acrescentou a Xinhua.
Mais de 12 mil casas foram destruídas, e 30 mil tiveram danos estruturais. A moradora de Ludian Ma Liya disse à Xinhua que as ruas pareciam “um campo de batalha após um bombardeio”.
Esta região da China é frequentemente afectada por terremotos. Um deles vitimou mais de 1.400 pessoas na mesma região de Yunnan em 1974. Um terremoto em Sichuan em 2008 matou mais de 70 mil pessoas.