Pelo menos 15 migrantes, incluindo oito crianças, afogaram-se quando os seus barcos naufragaram perto das ilhas gregas de Kalolimnos e Farmakonisi na manhã desta sexta-feira, disse um oficial da guarda-costeira. Apesar do inverno, o fluxo de refugiados em direcção à Europa continua.
Um operação de busca e salvamento estava em andamento na costa de Kalolimnos, uma pequena ilha no mar Egeu, perto da costa da Turquia. A missão contava com a ajuda de um helicóptero e de várias embarcações, disse o oficial.
“Oito corpos foram recuperados e 26 pessoas foram resgatas e levadas para a ilha”, disse o oficial. “Eles estavam em um veleiro de madeira. Não temos ainda uma noção clara de quantos estavam no barco.” Não ficou claro o que levou o barco a afundar, disse o oficial.
No naufrágio próximo a Farmakonisi, uma pequena ilha que também fica próxima à costa da Turquia, sete migrantes se afogaram quando seu barco de madeira colidiu contra as pedras pouco depois da meia-noite.
“Seis crianças e uma mulher se afogaram, enquanto outros 41 migrantes na embarcação conseguiram nadar até o litoral”, disse o oficial da guarda-costeira.