Inundações repentinas causadas por chuvas torrenciais ao longo de parte da Riviera Francesa mataram pelo menos 13 pessoas e deixaram diversos desaparecidos, disseram autoridades neste domingo.
A chuva atingiu a região dos Alpes Marítimos na tarde de sábado, com a cidade de Cannes registando cerca de 180 milímetros de chuva em três horas no auge da tempestade, disse o Ministro do Interior.
O presidente François Hollande deve visitar a região, que fica ao leste da costa francesa do Mediterrâneo e faz fronteira com a Itália, mais tarde neste domingo.
As vítimas incluem três pessoas mortas em uma casa de repouso que foi inundada em Biot e uma pessoa que morreu em um camping em Antibes, segundo autoridades locais, acrescentando que seis pessoas ainda estão desaparecidas.
Em Cannes, cidade que é sede do prestigioso festival de cinema anual, a estação de comboio foi inundada, levando à interrupções dos serviços locais, enquanto carros foram arrastados pelas ruas.
Em Nice, voos foram brevemente desviados do aeroporto da cidade na tarde de sábado e alguns passageiros permaneceram lá presos no domingo de manhã, disseram autoridades. Uma partida de futebol entre o clube da cidade e o Nantes, na primeira divisão francesa, foi abandonada no meio devido à chuva, enquanto centenas de pessoas ficaram presas por uma noite num local de concertos após o show da lenda do rock francês Johnny Hallyday.
As inundações cortaram uma parte local da rodovia A8 durante a noite e deixaram milhares de casas sem electricidade.