Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Patrick Modiano ganha Prémio Nobel de Literatura

O escritor francês Patrick Modiano ganhou o Prémio Nobel de Literatura, informou a Academia Sueca, esta quinta-feira (9). A academia disse que o prémio de 8 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de dólares) foi concedido em face “da arte da memória com a qual ele tem evocado o mais insondável dos destinos humanos e revelou a vida-mundo (do período) da ocupação”.

As obras de Modiano voltam-se para a memória, o esquecimento, a identidade e a culpa, frequentemente durante o período da ocupação alemã da França na Segunda Guerra Mundial.

“Daria para dizer que ele é um Marcel Proust do nosso tempo”, disse Peter Englund, secretário permanente da Academia Sueca, falando aos jornalistas. Entre as cerca de 30 obras de Modiano incluem-se “Les Boulevards de Ceinture”, que ganhou o Grande Prémio do Romance da Academia Francesa, em 1972, e “Rue des Boutiques Obscures”, pelo qual conquistou o prémio Goucourt pelo conjunto da sua obra, em 1978.

O seu último romance, recém-lançado, é “Pour que Tu ne te Perdes pas dans le Quartier”. O prémio de Literatura foi o quarto Nobel a ser concedido este ano. A premiação recebe o nome do inventor da dinamite Alfred Nobel e é entregue desde 1901 por feitos em ciência, literatura e paz, de acordo com o seu testamento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!