Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Partido Popular vence eleições na Espanha, mas fica longe de maioria para governar sozinho

O Partido Popular (PP), de centro-direita e que já está no poder na Espanha, venceu neste domingo as eleições gerais do país, embora não tenha conseguido a maioria das cadeiras do Congresso dos Deputados, o que o permitiria formar o Governo sem depender de alianças com outras legendas.

Com 99,76% dos votos contabilizados, o PP liderava a apuração conseguindo, proporcionalmente, 137 assentos – o número pode mudar até a conclusão da contagem.

Em segundo lugar aparece o socialista PSOE, com 85, seguido pela coligação de esquerda Unidos Podemos, com 71, e o liberal Ciudadanos, com 32.

O Congresso dos Deputados, câmara responsável pela escolher do Presidente do Governo na Espanha, é composto por 350 lugares, e a maioria necessária para um partido governar sozinho é de 176.

Em relação aos partidos nacionalistas, o ERC, independentista da Catalunha, obtinha nove cadeiras, seguido por outro catalão, o nacionalista de centro-direita CDC, com oito, e o nacionalista basco PNV, com cinco.

Os resultados obtidos reflectem um cenário similar ao de 2015, com um Congresso no qual há quatro forças principais, mas nenhuma com maioria suficiente para governar sem depender de pactos com outros partidos. Os dados também contradizem as pesquisas de boca de urna que previam uma vitória do PP mais apertada do que a de Dezembro do ano passado e mostravam a coligação Unidos Podemos à frente do PSOE.

A participação de eleitores foi de 69,84% do total. No pleito anterior, foi de 73,2%.

As eleições deste domingo aconteceram apenas seis meses após as de 20 de Dezembro porque os partidos políticos não conseguiram na ocasião formar o governo. Naquele pleito, o PP obteve 123 cadeiras, seguido por PSOE (90), Podemos (69) e Ciudadanos (40).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!